³⁷ Então disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.³⁸ Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”. (Mateus 9:37-38)
Em dezembro, tive a oportunidade de ser convidado a participar do Congresso de Missões Jovens, realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, organizado pela Gospel Operation International (GOI). Este congresso contou com a participação de quase mil jovens provenientes de diversos países. Durante quatro dias e três noites, por meio das mensagens dos preletores e dos testemunhos de vida de vários missionários, minha vida foi novamente desafiada e encorajada.
Vivendo em países com ambientes confortáveis, para muitos cristãos a fé acaba se tornando apenas uma religião, algo que pode ou não fazer parte da vida, sem dar o devido valor à essência do evangelho e à preciosidade da graça de Deus. Ao ver missionários dispostos a deixar uma vida confortável, responder ao chamado de Deus e até mesmo arriscar suas próprias vidas para levar o evangelho a regiões necessitadas, somos profundamente impactados e desafiados em nossa fé. É claro que Deus não chama todos para serem missionários de tempo integral, mas todo cristão é chamado a viver para o Senhor e a transmitir o evangelho por meio de sua própria vida.
Na última noite do congresso, mais de cem jovens foram à frente para responder ao chamado de Deus, demonstrando disposição para entrar no campo missionário. Oramos por esses jovens, para que possam discernir claramente a vontade de Deus e tenham coragem de dar passos firmes no caminho missionário.
Após o encerramento do congresso missionário, realizou-se em seguida a reunião do Conselho Diretor. Foi possível ver como, ao longo dos últimos 30 anos, Deus tem usado a GOI para levar o evangelho a diferentes partes do mundo, começando pela missão entre os chineses e avançando para a missão transcultural. Não se trata apenas da obra evangelística entre os chineses, mas de responder ao coração de Deus, levando o evangelho a todos os povos. Fui convidado a servir como membro do conselho da GOI para a América Latina, com o desejo de participar mais ativamente da obra missionária nessa região e de cuidar dos missionários enviados para a América Latina.
Aproveitando esta viagem, também estive em Taiwan. Embora tenha sido uma estadia de apenas alguns dias, tive a oportunidade de pregar na Igreja Tai An de Nankan. Esta igreja foi fundada pelo pastor Wu Tiaen Bao, da Igreja Tai An no Brasil, durante seu retorno a Taiwan. O pastor Wu possui um forte coração missionário e tem plantado igrejas em diferentes regiões, com o propósito de tornar a Igreja Tai An uma igreja comprometida com missões.
Também tive a oportunidade de me encontrar com o pastor David Doong, secretário-geral da Chinese Congress on World Evangelization (CCCOWE). Compartilhei com ele sobre os trabalhos desenvolvidos pela CCCOWE na América do Sul nos últimos anos; também discutimos alguns planos futuros para o Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Peru e outros países. Esperamos que, por meio da plataforma da CCCOWE, possamos servir às igrejas chinesas, fortalecendo os vínculos entre elas e respondendo, em diferentes lugares, ao chamado da Grande Comissão. Por meio do estabelecimento de igrejas chinesas, mais pessoas poderão ouvir o evangelho.
Continuemos a orar pelas igrejas chinesas na América Latina, pedindo que Deus levante uma nova geração de jovens dispostos a se dedicar à obra do Reino de Deus, para que as igrejas chinesas, onde quer que estejam, tornem-se igrejas missionárias.
Pr. Jônatas Chen

























